Notícias » 06/07/2018

Arte que reflete importância de políticas públicas: cartaz CF 2019

Em março deste ano a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou o edital do concurso para a escolha do cartaz da Campanha da Fraternidade (CF) 2019. Uma das finalidades, de acordo com o certame era a elaboração de uma arte que expressasse a mensagem da Campanha de 2019 cujo objetivo principal é estimular a participação em políticas públicas, à luz da palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade.

Para concorrer ao processo, o candidato tinha que obedecer algumas especificações estipuladas no edital. O cartaz poderia ser ilustrado com foto, desenho, colagem, montagem, pintura ou outra forma. Além da arte, o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça (Is 1,27) da CF 2019 deveriam ficar evidenciados, entre outras exigências. Passado o período de recebimento das propostas, a comissão organizadora fez uma avaliação técnica e o Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da CNBB procedeu a escolha da obra vencedora.

Padre Erivaldo Dantas, religioso paulino foi o vencedor do concurso. Ele elaborou um cartaz cuja proposta apresentou de forma clara e objetiva os critérios estipulados no edital. “O cartaz visa ser a imagem que norteará o desejo da Igreja do Brasil de ajudar a sociedade a refletir sobre importância das políticas públicas, como meio de assegurar as condições mais elementares para construção e manutenção da sociedade, de modo que as pessoas possam viver dignamente nas suas várias realidades”, explica a proposta.

A arte do cartaz, segundo padre Erivaldo busca expressar questões relacionadas à educação, saúde, meio-ambiente e desenvolvimento social. “Levando em consideração que a temática das políticas públicas é bastante ampla e que dizem respeito a toda a sociedade, não se pode falar de políticas públicas sem levar em consideração tais aspectos. Por isso busquei de alguma forma, representar por meio de silhuetas, a presença de algumas destas categorias que considero fundamentais para a discussão das políticas públicas”, explica.

“Fiquei bastante contente e muito agradecido com a escolha, uma honra poder colaborar com a Igreja em uma das suas maiores campanhas no Brasil, a Campanha da Fraternidade”, finalizou.

A Campanha – O tema das políticas públicas foi definido pelo Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da CNBB no decorrer do ano de 2017 considerando o processo que se faz todos os anos junto as dioceses por ocasião da avaliação da Campanha da Fraternidade.

A CF 2019 vai aprofundar o que são as políticas públicas enquanto garantidoras de direitos, buscará fazer a distinção entre política de governo e políticas de estado, bem como vai tratar do processo de uma política pública – da agenda à avaliação e monitoramento.

Por CNBB

Liturgia diária
Avisos paroquiais

  • Na terça-feira, 25/09, às 19h30h, na Igreja Matriz, teremos a continuação da catequese com o pároco! Tema: “A centralidade da Eucaristia na vida da Igreja.” Participe!
    1. Na quinta-feira, 27/09, dia de N. Sra. Desatadora dos Nós, teremos Missa com a novena da Desatadora na Matriz às 7h, e benção das Velas às 20h. Participe!
    1. Na quinta-feira, 27/09, dia de São Vicente de Paulo, Missa no Núcleo às 19h30h, na casa do Sr. Roberto e Sra. Rosemeire: Rua Itália, 695 – Jd. Macarenko.
    1. No sábado, 29/09, dia dos arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael, Missas na Matriz: 8h com bênção do Sal e da Água e às 19h com a presença do Monsenhor Constantino Gardinali.
    1. No sábado, 29/09, às 8h, no centro pastoral N. Sra. Aparecida, teremos encontro para cantores e músicos com o maestro Virgílio. O encontro é para todos os interessados em compor o Coro de Sant’Ana. Participem!

Conheça
Enquete
Quais trechos da Bíblia você consulta mais?
Ver o resultado
Previsão do tempo