Notícias » 13/07/2018

Começa em 16/7 congresso de Instituições Católicas de Saúde

A primeira edição do Congresso Brasileiro de Instituições Católicas de Saúde acontecerá de 16 a 18 de julho no 2º andar do Edifício João Paulo II, sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro, na Glória. Os participantes serão acolhidos pelo arcebispo, Cardeal Orani João Tempesta. O evento contará com a presença do prefeito do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano, Cardeal Peter A. Turkson, que fará uma palestra magna. O congresso visa a integração e fortalecimento das instituições e a troca de conhecimentos.

“O pedido do Papa é que não se fechem mais hospitais católicos. A presença da Igreja na saúde e a ideia de abordar temas científicos em um evento, nos fazem perceber que também é o momento de pensar em soluções para a sustentabilidade dos nossos hospitais e para a excelência na gestão sem perder nosso foco, que é ajudar aos mais pobres”, afirmou a presidente e diretora do Hospital São Vicente de Paulo, irmã Marinete Tibério.

O público alvo do congresso são representantes religiosos das áreas de gestão, as instituições católicas de saúde, diretores e gerentes dessas organizações. Durante os dois dias serão abordados temas inerentes ao cenário atual da saúde no país. Durante o evento, será lançada a Associação Brasileira de Instituições Católicas de Saúde (ABICS) e haverá a apresentação aos participantes do primeiro Censo das Instituições Católicas de Saúde.

“A criação da ABICS será uma resposta para evitar o fechamento dos hospitais católicos e possibilitar o fortalecimento da assistência aos menos favorecidos, nos mantendo fiéis ao atendimento social dentro do mercado competitivo na área da saúde”, assinalou irmã Marinete.

O 1º Congresso Brasileiro de Instituições Católicas de Saúde é organizado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, o Ambulatório da Previdência, a Casa de Saúde São José, o Hospital São Francisco na Providência de Deus e o Hospital São Vicente de Paulo.

Por Canção Nova, com Arquidiocese do Rio de Janeiro

Liturgia diária
Avisos paroquiais

  • Na sexta-feira, 02 de novembro, FINADOS, teremos Missa no Cemitério da Saudade, nos seguintes horários: 7h (com a participação da Paróquia de Sant’Ana), 8h30, 10h, 12h, 14h, 16h e às 19h30, missa na Matriz.
    1. Estamos terminando a Novena Missionária nas comunidades. O penúltimo encontro será dia 29/10, na Com. Santo Antônio, com a participação da Pastoral do Crisma e Pastoral do Batismo, dia 31/10, na Com. N. Sra. De Fátima, com a participação dos jovens. Tema: Enviados para testemunhar o Evangelho de Paz, e o lema: Vós sois todos irmãos. Participe!
    1. Já estão abertas as inscrições para Iniciação Cristã de adultos. Se você não é batizado, não fez a primeira comunhão ou Crisma, procure a Secretaria para maiores informações e inscrições.

Conheça
Enquete
Quais trechos da Bíblia você consulta mais?
Ver o resultado
Previsão do tempo