Notícias » 06/12/2018

Dom Sérgio: A CNBB se manifesta com frequência, mas nem sempre é divulgado

Em entrevista à Rádio Vaticano, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o arcebispo de Brasília cardeal Sérgio da Rocha rebateu as críticas sobre a falta de posicionamento da CNBB sobre as principais discussões da atualidade brasileira. Segundo Dom Sérgio, a CNBB tem se manifestado com frequência, mas nem sempre a divulgação é eficiente ou o público não pesquisa o que já foi falado sobre determinado assunto. “As pessoas não procuram saber o que foi feito, o que foi dito. Nós temos pronunciamentos nos últimos anos sobre todos os assuntos de caráter social. Muitas vezes se cobra um posicionamento sem nem procurar saber se ele existe”, explica o presidente.

O arcebispo de Brasília esclarece que não cabe à CNBB se pronunciar sobre absolutamente tudo. Um exemplo de temática não explorada pela Conferência Episcopal é a de caráter político-partidário. “Nós não temos nos manifestado sobre governantes, sobre governos em si, mas sobre a realidade brasileira. Tomamos os critérios que vem da palavra de Deus, da Doutrina Social da Igreja e aplicamos às mais diversas realidades”.

Alerta para as “fake news”

Dom Sérgio ainda alerta que a CNBB também sofre com as chamadas “fake news”, as notícias falsas, sobre determinado assunto atribuídas à Conferência Episcopal indevidamente. “Muitas vezes se atribui à CNBB aquilo que não é da CNBB. Vale destacar que a Conferência tem como órgãos representativos a Assembleia Geral, o Conselho Permanente, o Conselho de Pastoral e a Presidência. Só esses falam em nome da instituição”, explica o presidente.

Por fim, dom Sérgio explica que a CNBB vai continuar sua missão profética, de anunciar o Evangelho, orientar a caminhada da Igreja e também denunciar aquilo que vai contra a ação evangelizadora e a doutrina da Igreja. Ele também pede ajuda dos fiéis nessa missão: “é preciso que os católicos e os membros da Igreja valorizem os pronunciamentos da Conferência Episcopal e, é claro, procurem divulgar mais e colocar em prática nossos posicionamentos”.

Via Vatican News

Liturgia diária
Avisos paroquiais

  • Na próxima quinta-feira, dia 21, às 20h00, teremos a missa com a recepção das Sagradas Relíquias dos Santos São Francisco e Santa Jacinta, pastorinhos de Fátima.
  • Sexta-feira, dia 22, às 05h30, haverá procissão penitencial saindo da igreja matriz e às 19h30, a Via-Sacra./li>
  • Aproximam-se as festas sociais da nossa paróquia e estamos fazendo a campanha do óleo. Ajude-nos trazendo um litro de óleo no próximo final de semana em nossa comunidade ou na secretaria paroquial.
  • Dia 13 de abril, às 19h30, haverá o sensacional Jantar Judaico Cristão, com comidas e bebidas típicas da época de Jesus, será um momento de confraternização para a páscoa do Senhor. Os convites são limitados. Maiores informações procurar a secretaria paroquial ou ECC.

Conheça
Enquete
Quais trechos da Bíblia você consulta mais?
Ver o resultado
Previsão do tempo