Guia de Noivos

Normas para a celebração do Matrimônio e Decoração

CERIMONIAL
Pensando na participação ativa, consciente e frutuosa dos noivos e convidados, temos uma equipe muito bem preparada que acompanhará os noivos e os padrinhos no dia do casamento na igreja, cuidando de todo cerimonial. Deixamos bem claro que mesmo contratando cerimonial, nossa equipe estará presente para orientá- los adequadamente de forma que não ultrapassem as normas. Não haverá exceções alguma de entradas além das que estão citadas abaixo nº 04, informem sua equipe de cerimonial que deverão estar de acordo com nossas orientações.

HORÁRIO
No dia do casamento, o noivo, pais e padrinhos deverão chegar 20 (vinte) minutos antes do horário de início da cerimônia. A noiva deverá chegar 15 (quinze) minutos antes para que, fotógrafos e equipes de filmagem façam o trabalho com tranqüilidade e tudo transcorra dentro do horário previsto. A Cerimônia Religiosa terá duração máxima de 45 (quarenta e cinco) minutos, desde a entrada dos noivos até a saída, portanto se houver atraso dos noivos as entradas serão diminuídas, não haverá cumprimento do novo casal e padrinhos no altar, e a celebração será realizada no tempo restante.

TESTEMUNHAS
Para testemunhar a celebração religiosa é necessário somente um casal de padrinhos da noiva e outro do noivo, porém os noivos podem convidar, no máximo, quatro (04) de cada parte, sendo todos maiores de 18 anos, e os pais.

ENTRADAS
Serão permitidas apenas as entradas previstas no início da celebração: a do noivo com os pais e padrinhos; a entrada da noiva, precedida pelas alianças. Quando houver cortejo esse será feito apenas para a entrada da noiva.

ENSAIO
Os noivos que celebrarão o matrimônio na igreja Matriz Sant’Ana recebem orientações no 3º sábado do mês às 8h30.

PREPARAÇÃO
Os noivos não devem se esquecer do essencial: prepararem-se espiritualmente para a celebração. Além da preparação oferecida pela Igreja, façam também da oração pessoal e da confissão uma ocasião para uma revisão de vida em vista da nova caminhada que se iniciará com o matrimônio.

MÚSICAS
As músicas devem ser adequadas à cerimônia religiosa, preferentemente, litúrgicas. São sete momentos para escolha das músicas: a) entrada do noivo, pais, padrinhos; b) entrada das alianças; c) entrada da noiva d) durante a bênção das alianças (fundo musical); e) comunhão ( se houver ); f) cumprimentos; g) saída. No momento do Consentimento não deve se tocar nenhuma música, assim todos participam da celebração.

SERVIÇOS OFERECIDOS
A igreja não se responsabiliza por serviços como: músicos, filmagem, fotografia, etc. Em caso de necessidade, ela disponibiliza um arranjo de flor, tapete e música (CD), mas a Secretaria da Paróquia deverá ser informada 15 (quinze) dias antes da celebração, caso os noivos queiram utilizá-los.

DECORAÇÃO
A Paróquia Sant´Ana deverá ser informada com bastante antecedência, o nome da floricultura a fazer decoração ou se este ficará por conta da mesma.

A Floricultura quando contratada deverá arcar com todos os itens relacionados a decoração inclusive o Tapete, a Igreja não disponibilizará de seus pertences neste caso.

A Floricultura deverá fazer a decoração dos casamentos na sexta-feira das 8:00 às 16:30 e no sábado das 8:00 às 11:00 horas.

O arranjo de flor posto sobre o altar não poderá ser retirado ou trocado.

Não será permitido jogar pétalas, arroz ou qualquer outro tipo de material dentro da igreja e nas escadarias.

Nada se muda dentro do espaço litúrgico que é adequado para acolher todo tipo de celebração. Portanto, não será permitido mudança na disposição dos bancos ou introduzir outros objetos no espaço da celebração.

As noivas devem estar cientes de que a decoração é para todos os casamentos, pois não há tempo de mudá-la. Por isso, as noivas do dia deverão fazer um acordo entre si com relação ao tipo de flor, floricultura, pagamento, etc. Caso não haja acordo, fica proibida decoração excessiva, sendo permitido apenas o básico: um arranjo no  presbitério, o voal nos bancos e o tapete.


A Cerimônia de Casamento em nossa Paróquia

Dias e horários das Cerimônias:

  • Consultar agenda na secretaria paroquial

Exceções – No mês de Janeiro e Julho não temos casamento.

Documentação necessária para o Matrimônio

  • Documento de Identidade de ambos (RG xerox);
  • Certidão de Batismo atual, com data de, no máximo, 6 (seis) meses antes do casamento. Se os noivos  foram batizados longe, poderão pedir a certidão à Paróquia onde foram batizados por algum parente, ou por carta ou por intermédio desta Secretaria Paroquial, com os dados do local e da data do Batismo;
  • Comprovante de residência (xerox) de ambos: conta de luz, água, telefone ou documento bancário.O comprovante deverá estar em nome dos noivos ou dos pais;
  • Certificado do “Encontro de Noivos” (procure com bastante antecedência fazer o Encontro de Noivos);
  • Se o casamento religioso não for com efeito civil, o noivo, a noiva ou uma pessoa de confiança deverá levar a Certidão de Casamento (civil) à Secretaria Paroquial, logo após o Casamento Civil.
  • Se o casal optar pelo Casamento Religioso com efeito Civil, deverá entregar o Edital de Proclamas e Certidão de Habilitação.

A taxa estipulada pela Arquidiocese de Campinas será orientada na secretaria paroquial.
Obs: A taxa deverá ser paga na Secretaria da Paróquia Sant’Ana até 15 (quinze) dias antes da celebração. Para a reserva de data será cobrado a taxa de R$ 50,00, que será descontada do valor do casamento. Caso haja desistência, esta parcela será devolvida somente no prazo de 6 meses antes da data reservada.

Em caso de dúvidas favor entrar em contato com a Secretaria Paroquial. Clique aqui para saber mais.

 

Para verificar as datas, clique aqui.

Liturgia diária
Avisos paroquiais

Na quarta-feira 29 de Março, Missa de louvor e adoração ao Santíssimo, na Matriz às 20h. Na quinta-feira 30 de Março a partir das 19h, terá o Mutirão de padres para Confissão Particular na Matriz. A comunidade Santo Antonio da Vila Menuzzo convida para o ALMOÇO que irá acontecer no dia 02 de Abril. O

Conheça
Enquete
Quais trechos da Bíblia você consulta mais?
Ver o resultado
Previsão do tempo