Mistérios Luminosos -quinta-feira
Primeiro mistério Segundo Mistério Terceiro mistério Quarto Mistério Quinto Mistério
Jesus foi ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele." (Mt 3,13-16) - No primeiro mistério contemplemos o batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo no rio Jordão. Na cena do Batismo, encontramos Jesus obediente ao Pai e conduzido pela força do Espírito Santo, para cumprir fielmente as promessas que seu povo tanto conhecia. Segue o caminho traçado pelas Escrituras para nos salvar. No momento em que Jesus saiu da água, João viu os céus abertos, e descer o Espírito sobre Ele. Peçamos que desçam também sobre nós as luzes do Espírito Santo, libertando nossos corações de mágoas, rancores e ressentimentos. "Fazei tudo o que Ele vos disser." (Jo 2,5) - No segundo mistério contemplemos o primeiro milagre de Jesus nas bodas de Caná. As profecias de um mundo novo se realizam quando Jesus age e transforma a nossa vida. Naquela festa de casamento, os discípulos puderam ver como a vida nova trazida por Jesus é abundante e feliz. E Maria participa dessa nova história do povo. Peçamos que Jesus transforme em nossas vidas tudo o que esteja comprometendo ou impedindo a nossa alegria. Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho" (Mc 1,15-15) - No terceiro mistério contemplemos o anúncio do Reino de Deus. O anúncio de Jesus é profético e maravilhoso: chegou um tempo novo. É preciso que caminhemos para a conversão com rapidez, porque uma vida nova nos foi reservada. Maria leva-nos pela mão para o Reino anunciado por Jesus. Peçamos a graça de uma verdadeira conversão, para que também possamos anunciar o Reino de Deus a nossos irmãos. "... enquanto orava, transformou-se o seu rosto e suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura..." (Lc 9,28-36) -No quarto mistério contemplemos a transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo no Monte Tabor. Jesus se transfigura na companhia dos apóstolos, e mostra uma realidade muito bonita que aguarda todos aqueles que escutam a sua palavra. E a experiência dos apóstolos foi tão boa que eles queriam continuar na montanha. Jesus, porém, manda que eles voltem ao desafio da planície. Peçamos que a luz de Nosso Senhor ilumine sempre nossos caminhos rumo à pátria definitiva.

"Tomai e comei, isto é meu corpo" (Mt 26,26-29) - No quinto mistério contemplemos a instituição da Sagrada Eucaristia. A Ceia de despedida é também um pacto de amor eterno. Jesus e os discípulos, depois da experiência do lava-pés, se unem num só coração e numa só alma por meio do alimento novo - o corpo e o sangue de Jesus. A Eucaristia é o centro de nossas vidas, o sacramento da nova e eterna aliança. Amemo-nos uns aos outros como Jesus nos amou.

 

Ao final de cada mistério: “Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem”.
Ao terminar o terço:
Infinitas graças vos dou, Soberana Rainha, pelos benefícios recebidos todos os dias por vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-me debaixo do vosso poderoso amparo e, louvando-vos, saúdo-vos com uma Salve Rainha:

  

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.

 

- Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.

- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Som on/off