Mistérios dolorosos -terça e sexta-feira
Primeiro mistério Segundo Mistério Terceiro mistério Quarto Mistério Quinto Mistério
"Vigiai e orai para não cairdes em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mc 14,38) - No primeiro mistério contemplemos a oração e agonia de Nosso Senhor Jesus Cristo no Horto das Oliveiras e peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e nossos irmãos. "Então Pilatos mandou prender e flagelar Jesus." (Jo 19,1) - No segundo mistério contemplemos a flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo atado à coluna e aprendamos a exercer a mortificação dos sentidos.

"Teceram uma coroa de espinhos e puseram-na sobre sua cabeça dizendo: Salve, rei dos judeus." (Mc 15,17-18) - No terceiro mistério contemplemos a coroação de espinhos de Nosso Senhor Jesus Cristo e aprendamos a praticar a mortificação do orgulho.


"Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me." (Mt 16,24) -No quarto mistério contemplemos Nosso Senhor Jesus Cristo carregando a cruz para o calvárioe aprendamos dele a paciência e a resignação.


"Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito!" (Lc 23,46) - No quinto mistério contemplemos a crucifixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo e rezemos pela perseverança dos justos e conversão dos pecadores.


 

Ao final de cada mistério: “Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem”.
Ao terminar o terço:
Infinitas graças vos dou, Soberana Rainha, pelos benefícios recebidos todos os dias por vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-me debaixo do vosso poderoso amparo e, louvando-vos, saúdo-vos com uma Salve Rainha:

  

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.

 

- Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.

- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Som on/off