Mistérios gozosos - segunda-feira e sábado
Primeiro mistério Segundo Mistério Terceiro mistério Quarto Mistério Quinto Mistério
"Ave, Cheia de graça, o Senhor é contigo..." (Lc 1,28-38) - No primeiro mistério contemplemos a anunciação do anjo São Gabriel à Nossa Senhora e aprendamos dela a virtude da humildade. "De onde me vem a felicidade de que a Mãe do meu Senhor me visite?" (Lc 1,43) - No segundo mistério contemplemos a visitação de Nossa Senhora à sua prima Santa Izabel e aprendamos a praticar a caridade para com o nosso próximo. "O verbo se fez carne e habitou entre nós." (Jo 1,14) - No terceiro mistério contemplemos o nascimento de Jesus em Belém e aprendamos a ter o desapego dos bens terrenos. "Eis que este Menino está destinado para ser sinal de contradição." (Lc 2,34) - No quarto mistério contemplemos a apresentação do Menino Jesus no templo e a purificação de Nossa Senhora e aprendamos a obediência e a pureza.

"Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me com as coisas de meu Pai?" (Lc 2,49) -No quinto mistério contemplemos a perda do Menino Jesus em Jerusalém e o encontro no templo e aprendamos a ter o conhecimento das coisas divinas e o amor ao serviço de Deus.

 

Ao final de cada mistério: “Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem”.
Ao terminar o terço:
Infinitas graças vos dou, Soberana Rainha, pelos benefícios recebidos todos os dias por vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-me debaixo do vosso poderoso amparo e, louvando-vos, saúdo-vos com uma Salve Rainha:

  

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.

 

- Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.

- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.