Motivações » 30/09/2015

Motivações do mês de outubro de 2015

“Não se abre uma rosa apertando-se o botão”, escreveu alguém. É um pensamento muito próprio para uma reflexão sobre a vocação missionária do cristão para o mês de outubro, dedicado às missões por toda a Igreja. Jesus disse ao enviar os apóstolos para anunciar o ano da graça: “Eis que vos enviou como carneiros em meio a lobos vorazes” (Mt 10,16). E, quando, mal recebidos em uma cidade, João e Tiago pretendiam mandar o fogo dos céus sobre aquele povo, mas Jesus os repreendeu “Não sabeis de que espírito sois” (Lc 9,55).

A primeira atitude do missionário deve ser a mansidão. O anúncio da Boa Nova é um anúncio de paz. A violência e a agressividade afastam os corações. Não é a toa que Santa Terezinha (que celebramos no dia 1º de outubro) foi declarada padroeira das missões, ela que jamais transpôs as grades de seu convento e, partindo deste mundo aos vinte quatro anos, podia prometer que dos céus enviaria uma chuva de rosas sobre a terra.

São Francisco de Sales igualmente ensinava que se apanham mais moscas com uma gota de mel do que com um barril de vinagre. Quanta paciência e compreensão mostraram os santos missionários de todos os tempos na inculturação da fé em corações duros e arraigados numa cultura pagã totalmente diversa dos caminhos cristãos.

Davam tempo ao tempo, como o semeador aguarda com paciência o tempo da colheita. O plano salvífico de Deus não é imposto. Como na criação Deus respeitou a vontade do homem que optou pelo pecado, assim também o respeita na opção que ele faz diante da oferta da salvação.

“Deus que te criou sem ti, não te salvará sem ti”, diz Santo Agostinho. O cristão que tem, pelo batismo, a vocação missionária, a missão de anunciar a Boa Nova, tem de ter, ele próprio, um coração semelhante ao de Cristo, manso e humilde, como pedimos na jaculatória, “fazei nosso coração semelhante ao vosso”.

A Campanha Missionária deste ano traz como tema “Missão é servir” e o lema “Quem quiser ser o primeiro seja o servo de todos” (Mc 10, 44). O Papa Francisco nos recorda que, “na doação, a vida se fortalece; e enfraquece no comodismo e no isolamento.”

 

Oração do mês missionário

Pai de infinita bondade, que enviaste Jesus Cristo para servir, ilumina, com o teu Espírito, a Igreja discípula missionária para testemunhar o Evangelho a partir das periferias e, com a proteção de Maria servidora, manifestar o teu Reino em todo o mundo. Amém!

Liturgia diária
Avisos paroquiais

  • Na quinta-feira, dia 25 de outubro, celebramos a Memória de Frei Galvão. Teremos Missa na Matriz as 7h e as 20h, com distribuição da pílula e bênção da Sagrada Relíquia.
    1. Continuando com a Novena Missionária nas comunidades! Próximo encontro: dia 24/10, na Com. Sagrado Coração,  com a participação dos ministros da Eucaristia. Dia 26/10 na Com. São Sebastião, com a participação dos Ministros da Escuta e as Oficinas. O tema: Enviados para testemunhar o Evangelho de Paz, e o lema: Vós sois todos irmãos. Participe conosco!
    1. Em comemoração à Padroeira do Brasil e o Dia das Crianças, teremos a Cantata do Colégio Meson, com a participação da Banda Municipal de Sumaré. A apresentação será na escadaria da Igreja Matriz, no dia 26 de Outubro, às 19h30h. Venham prestigiar!

Conheça
Enquete
Quais trechos da Bíblia você consulta mais?
Ver o resultado
Previsão do tempo