Notícias » 31/03/2017

Papa recebe participantes de congresso sobre Reforma Luterana

O Papa Francisco recebeu em audiência nesta sexta-feira, 31, no Vaticano, aos participantes do Congresso “Lutero 500 anos depois”, promovido pelo Pontifício Comitê de Ciências Históricas.

“Não muito tempo atrás, um Congresso do gênero seria impensável”, disse o Papa, manifestando sua gratidão aos organizadores e também o seu estupor.

“Falar de Lutero, católicos e protestantes juntos, por iniciativa de um organismo da Santa Sé: realmente tocamos com as mãos os frutos da ação do Espírito Santo, que ultrapassa toda barreira e transforma os conflitos em ocasiões de crescimento na comunhão”.

A comemoração dos 500 anos da Reforma, disse ainda Francisco, deu a oportunidade de olhar o passado juntos, livre de preconceitos e polêmicas ideológicas, discernindo o que de positivo e legítimo aconteceu e se distanciando de erros, exageros e falências.

“Hoje, depois de 50 anos de diálogo ecumênico entre católicos e protestantes, é possível realizar uma ‘purificação da memória’, que não consiste em realizar uma impraticável correção do que aconteceu 500 anos atrás, mas em ‘narrar esta história de modo diferente’, sem vestígios daquele rancor pelas feridas sofridas, que deforma a visão que temos uns dos outros”.

Como cristãos, concluiu o Papa, hoje todos são chamados a se libertar dos preconceitos pela fé que os outros professam, a oferecer mutuamente o perdão pelas culpas cometidas e a invocar de Deus o dom da reconciliação e da unidade.

Por ocasião dos 500 anos da Reforma Luterana, Francisco viajou para a Suécia [veja na foto].

Por Rádio Vaticano

Liturgia diária
Avisos paroquiais

  • 1. Na quinta-feira, 21 de Junho, ás 19h30 inicia o Tríduo em louvor São João Batista no Assentamento e na sexta a Festa da Mandioca a partir das 19h.
  • 2. Já temos a venda o bolo de Sant’Ana na secretaria da Matriz. Adquira o seu por apenas R$15,00.
  • 3. Esperamos com sua ajuda na Campanha pra Festa da nossa Padroeira. Alguns itens que mais precisamos: peças de Mussarela, Óleo, Fubá, Frango... As empresas que desejarem divulgar sua empresa na festa, procurar o padre ou a Secretaria Paroquial. Contamos com sua generosa colaboração.

Conheça
Enquete
Quais trechos da Bíblia você consulta mais?
Ver o resultado
Previsão do tempo