Notícias » 02/09/2016

Papa vai a Assis para oração pela paz; veja programa

A Sala de Imprensa da Santa Sé publicou ontem, quinta-feira, 1º, o programa da visita que o Papa Francisco vai fazer a Assis, no próximo dia 20 de setembro, por ocasião do Dia Mundial de Oração pela Paz. O tema da data será: “Sede de paz: religiões e culturas em diálogo”.

O Santo Padre vai deixar o Vaticano, de helicóptero, às 10h30, hora local (5h30 de Brasília). Após cerca de meia-hora chegará ao campo esportivo “Migaghelli”, em Santa Maria dos Anjos, onde será acolhido por Dom Domenico Sorrentino, arcebispo de Assis, e autoridades civis e religiosas locais.

Em seguida, ele vai para se dirigir ao Sacro Convento de Assis, onde encontrará o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeo I; um Representante Muçulmano; o arcebispo de Cantuária, Justin Welby; Patriarca Siro-Ortodoxo de Antioquia, Efrém II; um Representante do Judaísmo; o Líder Supremo dos “Tendai”, Japão.

Todos juntos se dirigirão ao Claustro de Sisto IV, onde estarão reunidos os Representantes das Igrejas e Religiões Mundiais, e os Bispos da região italiana da Úmbria.

Depois da saudação a cada um dos representantes religiosos, o Santo Padre irá ao refeitório do Sacro Convento de Assis para o almoço, do qual participarão algumas vítimas das guerras.

Durante o almoço, o presidente da comunidade romana de Santo Egídio, Marco Impagliazzo, vai recordar os 25 anos de governo de Bartolomeu I no Patriarcado de Constantinopla.

Na parte da tarde, o Papa manterá encontros pessoais com Bartolomeo I, o Representante Muçulmano, o arcebispo de Cantuária, o Patriarca Efrém II e o Representante do Judaísmo.

Às 16h (11h de Brasília), haverá momentos de oração pela Paz, na Basílica Inferior de São Francisco: Oração Ecumênica dos Cristãos.

Depois da oração, todos os participantes saem da Basílica Inferior, se encontram com os Representantes das outras Confissões Religiosas, que rezaram pela Paz em outros lugares, e se acomodam na Praça São Francisco, para a cerimônia conclusiva. Serão pronunciadas Mensagens de uma vítima da guerra e das principais autoridades Religiosas.

Depois da saudação de André Riccardi, Fundador da Comunidade romana de Santo Egídio, o Papa Francisco pronunciará seu discurso.

Por fim, será lido um Apelo de Paz, que será entregue a crianças de várias nações; haverá um momento de silêncio pelas vítimas das guerras, a assinatura do Apelo de Paz, a ascensão de dois candelabros e o intercâmbio da Paz.

O Santo Padre se despede dos presentes e regressa, de helicóptero, ao Vaticano, onde chegará por volta de 19h35 (14h35 de Brasília).

Por Canção Nova, com news.va

Liturgia diária
Avisos paroquiais

  • 1. Na quinta-feira, 21 de Junho, ás 19h30 inicia o Tríduo em louvor São João Batista no Assentamento e na sexta a Festa da Mandioca a partir das 19h.
  • 2. Já temos a venda o bolo de Sant’Ana na secretaria da Matriz. Adquira o seu por apenas R$15,00.
  • 3. Esperamos com sua ajuda na Campanha pra Festa da nossa Padroeira. Alguns itens que mais precisamos: peças de Mussarela, Óleo, Fubá, Frango... As empresas que desejarem divulgar sua empresa na festa, procurar o padre ou a Secretaria Paroquial. Contamos com sua generosa colaboração.

Conheça
Enquete
Quais trechos da Bíblia você consulta mais?
Ver o resultado
Previsão do tempo