Pastoral do Batismo

PREPARAÇÃO PARA O BATISMO -2014

- Dias 04 e 05 de fevereiro às 19h30 na Comunidade Santo Antônio

- Dias 9 e 16 de março às 8h30 – local a definir

- Dias 01 e 02 de abril às 19h30 na Comunidade Santo Antônio

- Dias 06 e 07 de maio às 19h30 na Comunidade Santo Antônio

- Dias 01 e 02 de julho às 19h30 na Comunidade Santo Antônio

- Dias 05 e 06 de agosto às 19h30 na Comunidade Santo Antônio

- Dias 14 e 21 de setembro às 8h30 no Centro Pastoral Nossa Sra. Aparecida

- Dias 07 e 08 de outubro às 19h30 na Comunidade Santo Antônio

- Dias 07 e 08 de outubro às 19h30 na Comunidade Santo Antônio

- Dias 04 e 05 de novembro às 19h30 na Comunidade Santo Antônio

- Dias 02 e 03 de dezembro às 19h30 na Comunidade Santo Antônio

CELEBRAÇÃO DO BATISMO
Sempre às 08h30 horas na Matriz Sant’Ana.
Dois domingos por mês.

Inscrições
Deverão ser agendadas na Secretaria Paroquial de acordo com a disponibilidade de vagas. Poderão ser efetuadas a qualquer tempo mediante apresentação obrigatória dos documentos seguintes:

  • Taxa de R$ 30;
  • Certificado de preparação para o Batismo dos pais e padrinhos;
  • Certidão de nascimento da criança;
  • Autorização da Paróquia de origem (quando não pertencer à Paróquia Sant’Ana)

O que é Sacramento?
Sacramento é um sinal visível de uma graça invisível e tem sua origem na vida e nas palavras de Jesus, ou seja, os Sacramentos celebram o mistério da Morte e Ressurreição do Senhor, unem o povo de Deus e exigem certas respostas daqueles que celebram: a fé em Jesus Cristo, a conversão, o compromisso. Somente assim a graça de Deus pode ser eficaz.

O que é o Sacramento do Batismo?
Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta de entrada para a vida na comunidade e o acesso aos demais sacramentos. Pelo batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornando-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e Participantes de sua missão.

Quem pode receber o Batismo?
Pode receber o Batismo qualquer criança que não tenha sido batizada. A partir dos sete anos, a pessoa não batizada deve preparar-se, através da Catequese Paroquial, para receber esse sacramento.

Qual é a missão do Padrinho e da Madrinha?
O Padrinho e a Madrinha tem dupla responsabilidade:
1. orientar o(a) afilhado(a) no crescimento da fé, isto é, se os pais são indiferentes em relação a vida espiritual do filho, a função do padrinho e da madrinha é de intervir e/ou substituir os pais nesta missão.
2. amparar o afilhado em caso de doença grave ou de necessidade materiais de seus pais.

Para padrinho e madrinha devemos escolher:

  • Pessoas católicas e participantes da comunidade
  • Que sejam batizadas, crismados e tenham feito a Primeira Eucaristia
  • Pessoas que tenham no mínimo 16 anos e/ou que não sejam idosas
  • Pessoas que possuam laços fortes de amizade com a família
  • Pessoas casadas no religioso ou solteiras desempedidas

Onde a criança deve ser batizada?
A criança deve ser batizada na comunidade onde os pais freqüentam. Caso se deseja realizar o batizado em outra Paróquia ou comunidade deve-se conversar com o Padre da comunidade de origem e pegar com ele uma autorização por escrita.

É importante dar atenção à escolha do nome da criança?
Claro, o nome é como uma identidade pessoal. Ele marca a pessoa para a vida toda. Por isso, é necessário escolher nomes que tenham um significado especial para os pais ou para a própria criança e não somente porque tal nome está na moda, ou é de um artista ou personagem de televisão, ou nomes que representam outra fé, que não a católica.

Ser batizado ou não, faz diferença?
”…A maior graça que alguém pode receber na terra”

É através do Batismo que participamos da Redenção que Jesus nos conquistou com o Seu precioso sangue. Tanto assim, que Ele disse aos Apóstolos, pouco antes de sua Ascensão ao Céu: “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (Marcos 16,16). Pelo pecado de Adão e Eva, a humanidade se separou de Deus, e experimentou a danação, já que Deus é a fonte da vida do homem. Jesus veio para “tirar o pecado do mundo” (João 1, 29) e recolocar o homem em comunhão com Deus. Ele fez isso pela sua Paixão e Morte de Cruz, e deixou a Igreja e os Sacramentos para que esta salvação chegue a cada pessoa. O Batismo é exatamente este primeiro sacramento que nos faz “membros do Corpo de Cristo” (conf. I Coríntios 12, 27) e participantes de Seus méritos. Assim, ser batizado, é fazer parte de Jesus, é ser membro de Sua Igreja, é ser filho de Deus adotado por Jesus Cristo, é ter o Céu por herança, e ter Maria como Mãe. Logo, ser batizado faz muita diferença!

Ser batizado é a maior graça que alguém pode receber na terra; por isso, a Igreja não quer que ninguém fique sem o Batismo; e a criança, pela fé dos pais e padrinhos, deve logo ser batizada.

Liturgia diária
Avisos paroquiais
  • Você que não é batizado, ou não tem a primeira eucaristia ou Crisma e tem o desejo de ter esses sacramentos, já se encontra aberta as inscrições para catequese de adultos. Maiores informações na secretaria paroquial.
  • Dia 09/09 (3º Feira) - Bazar da Pechincha no barracão da Matriz a partir das 6h30min.
  • Neste Mês da Bíblia toda terça-feira na Matriz Sant’Ana - Estudo Bíblico do Evangelho de Mateus. Participe conosco! Inicio nesta terça 09 de setembro às 20h00.
Conheça
Enquete
Como você avalia a atuação da Igreja Católica nos meios de comunicação?
Ver o resultado
Previsão do tempo