Notícias » 14/06/2017

Vaticano publica questionário online em preparação ao Sínodo dos Jovens

Foi lançado nesta quarta-feira, 14, o site youth.synod2018.va da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos do Vaticano, para favorecer a participação dos jovens de todo mundo na preparação da 15ª Assembleia Geral Ordinária.

O evento sinodal acontecerá em outubro de 2018 e será dedicado ao tema “os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

O site disponibiliza um questionário online em diversas línguas, inclusive português, dirigido aos jovens de 16 a 29 anos. Uma oportunidade para eles serem ouvidos, expressarem-se e contarem quem são, motiva a página do Sínodo.

Entre os temas do questionário, há perguntas sobre se o jovem deve ter um papel ativo na política de seu país; que influência a família, os amigos, a escola, os meios de comunicação e a formação religiosa tiveram em seu crescimento pessoal; qual a idade certa para ter filhos; se querem ter filhos e quantos; o que pensam de deixar a casa dos pais e com que idade; se acreditam em algum tipo de religião; e que influência têm as redes sociais em suas vidas.

As respostas deverão chegar à Secretaria Geral do Sínodo até o dia 30 de novembro de 2017. Segundo o órgão, o questionário será de grande utilidade no caminho de preparação do evento sinodal e farão parte da ampla consulta que a Secretaria Geral está desenvolvendo ao povo de Deus, através de cada diocese.

O secretário geral do Sínodo dos Bispos, Cardeal Lorenzo Baldisseri, ex-Núncio Apostólico no Brasil, enviou uma carta à CNBB para divulgar o lançamento da página. Ele motiva ainda as conferências episcopais a promover espaços de partilhas das iniciativas jovens em vista da preparação do Sínodo em nível paroquial, diocesano e nacional e, pede que estas partilhas sejam divulgadas no site através de documentos, notícias, artigos, vídeos ou fotos.

Por Canção Nova, com agências

Liturgia diária
Avisos paroquiais

Na terça, dia 20 de junho às 20h, inicia o Tríduo em louvor ao Sagrado Coração de Jesus. Acompanhem a programação no mural de avisos. A comunidade se localiza no Pq Emilia A Pastoral Familiar convida aos casais casados apenas no Civil ou que vivem juntos sem o Sacramento a participarem da preparação para Casamento

Conheça
Enquete
Quais trechos da Bíblia você consulta mais?
Ver o resultado
Previsão do tempo