Notícias » 17/04/2019

Quinta-feira Santa do Papa no Cárcere de Velletri

O Papa Francisco repetirá o gesto de Jesus de lavar os pés dos seus discípulos, em sinal de serviço para com os irmãos e de amor solidário no Cárcere de Velletri, cidadezinha nos arredores de Roma.

Pela quinta vez o Papa celebrará a Missa da Ceia do Senhor com a cerimônia do lava-pés em um Instituto Penal. Em 2013 Francisco foi ao Cárcere de Menores de Casal del Marmo, em 2015 no Cárcere de Rebibbia, 2017 no presídio de Segurança Máxima de Paliano e no ano passado no Cárcere de Regina Coeli.

A sua visita ao Cárcere de Velletri será reservada, segundo o programa o Papa encontrará os detentos, os funcionários civis, os agentes penitenciários e em seguida será feita a celebração eucarística no Salão do presídio com o rito do lava-pés de 12 detentos.

Em Velletri, a contribuição do voluntariado e a centralidade do interesse da tutela dos direitos humanos, também do ponto de vista do Evangelho, é fundamental.

Um dos grupos que trabalham como voluntários são os jovens da Associação Vol.a.re que desde janeiro de 2005 são um ponto de referência, de sensibilização e de informação para a comunidade civil sobre os problemas morais, sociais e humanos relativos à justiça e à segurança. “Aqui os voluntários encontram, escutam, acompanham os detentos para que possam redescobrir sua dignidade de homens”, explica o presidente da Associação Carlo Condorelli.

Além disso, há a assistência pós-cárcere dada pela Cáritas. O responsável Giorgio Innocenti, que está em contato diário com os encarcerados revela o “quanto seja sem fundamento o preconceito difuso entre as pessoas, mesmo entre os cristãos, que é impossível que quem tenha errado possa mudar”. Também evidencia a importância do abraço do Papa Francisco aos prisioneiros. “É um sinal significativo para aceitá-los e fazê-los ser aceitos por toda a comunidade”.

Via Vatican News

Liturgia diária
Avisos paroquiais

  • No dia 09/04, às 19h00, na Igreja Matriz, teremos o mutirão de padres para confissão particular com exame de consciência.
  • Na próxima quarta-feira 10 de abril às 20h, temos a segunda catequese com o Pároco na Matriz com o tema: O sagrado tríduo pascal de Nosso Senhor Jesus Cristo.
  • Na Sexta-feira 12/04 temos a última Procissão Penitencial às 05h30, saindo da igreja matriz e às 19h30 Via-Sacra também na Matriz.
  • Sábado que vem, Dia 13 de abril, às 19h30, acontece o Jantar Judaico Cristão, será um momento de confraternização para a páscoa do Senhor. Restam poucos convites. Maiores informações procurar a secretaria paroquial ou ECC.
  • Nas portas estão sendo distribuídas toda a programação da SEMANA SANTA, não deixe de levar para acompanhar. Esse ano teremos dois setores, procure acompanhar todas as atividades.

Conheça
Enquete
Quais trechos da Bíblia você consulta mais?
Ver o resultado
Previsão do tempo