Santo do dia » 06/07/2017

Santa Maria Goretti

Maria Goretti era uma humilde camponesa que nasceu em 16 de outubro de 1890, na cidade de Corinaldo, na Itália. Seus pais, Luiz e Assunta, criaram os sete filhos em meio à penúria de uma vida de necessidades, mas dentro dos preceitos ditados por Jesus Cristo.

A menina Maria, por ser a mais velha, cresceu cuidando dos irmãos pequenos em casa, enquanto os pais labutavam no campo. As dificuldades financeiras eram tantas que a família migrou de povoado em povoado até se fixar num povoado inóspito chamado Ferrieri. Nesta localidade, a família passou a residir na mesma propriedade de João Sereneli. Este ancião de sessenta anos de idade tinha também dois filhos: Gaspar e Alexandre, este com dezoito anos de idade.

Alexandre passou a assediar Maria. Apesar da pouca idade, ela era bonita e bem desenvolvida, já atraindo os olhares masculinos. Como recusasse todas as aproximações do rapaz, este se irritou ao extremo até que no dia 05 de julho de 1902 ele perdeu a razão e a tragédia aconteceu. O jovem tentou convencer Maria a entregar-se a ele e, diante da resitência da menina, Alexandre a golpeou violentamente com uma barra.

Maria Goretti morreu no dia seguinte ao ataque, no dia 06 de julho de 1902, após perdoar seu agressor. Quanto a Alexandre, foi preso e condenado a trabalhos forçados. Porém, depois de vinte e sete anos de prisão foi solto por bom comportamento. Pediu perdão à mãe de Maria Goretti, ingressou num convento capuchinho, onde viveu sua sincera conversão até morrer.

Em 1950 ela foi canonizada. Nesta solenidade, estava presente a sua mãe Assunta, então com oitenta e quatro anos, ao lado de quatro de seus filhos e Alexandre Sereneli, o agressor sinceramente convertido. O Papa Pio XII declarou Santa Maria Goretti padroeira das virgens cristãs.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Liturgia diária
Avisos paroquiais

  • No dia 09/04, às 19h00, na Igreja Matriz, teremos o mutirão de padres para confissão particular com exame de consciência.
  • Na próxima quarta-feira 10 de abril às 20h, temos a segunda catequese com o Pároco na Matriz com o tema: O sagrado tríduo pascal de Nosso Senhor Jesus Cristo.
  • Na Sexta-feira 12/04 temos a última Procissão Penitencial às 05h30, saindo da igreja matriz e às 19h30 Via-Sacra também na Matriz.
  • Sábado que vem, Dia 13 de abril, às 19h30, acontece o Jantar Judaico Cristão, será um momento de confraternização para a páscoa do Senhor. Restam poucos convites. Maiores informações procurar a secretaria paroquial ou ECC.
  • Nas portas estão sendo distribuídas toda a programação da SEMANA SANTA, não deixe de levar para acompanhar. Esse ano teremos dois setores, procure acompanhar todas as atividades.

Conheça
Enquete
Quais trechos da Bíblia você consulta mais?
Ver o resultado
Previsão do tempo